Otimismo permeia encontros municipais do Projeto Semeando Esperanças


Encontro Municipal em José da Penha (Foto cedida)

O Projeto Semeando Esperanças no Alto Oeste Potiguar está em plena execução, com a realização dos Encontros Municipais, que é a segunda fase. Nesta semana, foram realizados encontros municipais em Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Rafael Fernandes, José da Penha, Francisco Dantas, Encanto, Doutor Severiano, São Miguel, Marcelino Vieira e Tenente Ananias, estes dois últimos ocorrendo hoje, 26 de julho. A primeira fase foi a apresentação do Projeto, feita oficialmente no dia 27 de junho, quando reuniu agricultores, autoridades e parceiros, no auditório da paróquia de Pau dos Ferros. O projeto conta com parceria do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que entra com os recursos financeiros, e do Comitê da Bovinocultura do Alto Oeste.


Encontro no município de Encanto (Foto Cedida)

A propósito, um representante do BNB tem participado de todos os encontros municipais, nos quais fala sobre a parceria com o Seapac, a importância do projeto para os agricultores e um conjunto de parceria com o Comitê da Bovinocultura. Também faz-se presente em todos os encontros a EMATER Regional, com sede em Pau dos Ferros. Nos encontros, a EMATER apresenta o programa de produção e conservação de forragem. "Esses dois programas dialogam na perspectiva da produção de forragens e no fortalecimento da cadeia de bovinocultura e produção de leite.


Os encontros também contam com a presença do Assistente Social Saywky Sam, do Núcleo do Seapac na região do Seridó, com sede em Caicó. Nessas ocasiões, ele dialoga com as Secretarias Municipais de Assistência Social, com os Conselhos Municipais de Assistência Social e com os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável "na perspectiva de fortalecer esse trabalho por meio do Controle Social, ressalta Fabrício.


Encontro em Francisco Dantas (Foto cedida)

Nesta fase dos encontros municipais, o contato direto é com os agricultores e famílias beneficiadas. Ao todo, estarão envolvidas 220 famílias de 16 municípios do Alto Oeste Potiguar, num período de 2 anos. Nesta fase, as famílias tomam conhecimento do teor e objetivo do projeto e todas têm acolhido a proposta com entusiasmo. “A perspectiva do projeto é estimular as famílias na produção de forragem de alta qualidade, através do cultivo da palma tipo Orelha de Elefante, consorciada com a Moringa e a Leucena”, explica o agrônomo Fabrício Edino, do Núcleo do Seapac em Pau dos Ferros, responsável pela execução do projeto.


De modo geral, o projeto está sendo bem acolhido em todos os municípios. No de José da Penha, Fabrício destaca a presença do Prefeito e de outros gestores municipais e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. “Tivemos uma participação muito grande dos agricultores, bem maior do que os que estavam na relação do Projeto. Isso nos dá uma perspectiva de bons resultados na execução desse projeto”, destacou Fabrício. Outros municípios destacados por Fabrício foram os de São Francisco do Oeste, Encanto e o de Doutor Severiano.

Encontro em Dr. Severiano (Foto cedida)

Das 220 famílias envolvidas no Projeto, 32 funcionarão como Unidades Demonstrativas de um sistema de reuso de águas cinzas, experimento desenvolvido e testado pelo Seapac, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nessas unidades demonstrativas, a irrigação da forragem (palma, consorciada com a moringa e a leucina) será feita com esta água do sistema de reuso. Ao todo, os encontros registraram a presença de 211 pessoas.

50 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN