top of page

Organizadores divulgam normas de relatos do XI CBA

"

Dia de partilha em agroecologia, em São Miguel-RN (Foto: Fabrício Edino)

Ninguém começa lendo a palavra, porque antes da palavra, o que existe é o mundo; e as pessoas, homens e mulheres, leem o mundo na medida em que o interpretam” (Paulo Freire). Este texto do Educador Paulo Freire abre a matéria que anuncia o XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (XI CBA), a ser realizado de 4 a 7 de novembro, em Sergipe. O tema será “Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na Democratização dos Sistemas Agroalimentares”. Os organizadores afirmam que “o diálogo de saberes é um dos princípios que fortalecem o tema do XI CBA”.


Os organizadores também partem do princípio de que é nos territórios que a agroecologia pulsa forte. Que as famílias camponesas preparam a terra e cultivam as sementes com o amor necessário à produção de alimentos. É nos territórios que se produz a cura para os males do corpo e da alma. É nos territórios que se faz fluir a água da vida e que se firma os passos necessários à construção do conhecimento agroecológico. “Quando criamos as condições necessárias para a existência de um diálogo horizontal entre o conhecimento popular e o conhecimento científico estes ambientes de aprendizagem se tornam reais”, afirmam.


Olhando para as diversas linguagens – texto e vídeo, e tradições – oral e escrita, o XI CBA dá mais um passo em direção a estes ambientes de diálogo de saberes ao abrir, pela primeira vez em seu congresso, a submissão de relatos de experiência popular em vídeo. O intuito é abrir espaço para essas experiências agroecológicas, que pulsam nos territórios e são protagonizadas pelas/os agricultoras/es, povos indígenas e comunidades tradicionais.


Os vídeos submetidos como relatos de experiência popular para o XI CBA podem ser feitos tendo como único recurso um celular e uma ferramenta de captação de áudio muito simples, como um fone de ouvido com microfone. As normas de submissão dos trabalhos estão disponíveis nestas mídias: ABA-Agroecologia e a Rede Sergipana de Agroecologia (Resea). A inscrição dos relatos vai até 19 de junho próximo.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page