Organizações e Governo definem programação do Dia Mundial da Água


Reunião das organizações com o Governo do Estado (Foto: Ascom/Semarh)

No Rio Grande do Norte, o dia Mundial da Água – 22 de março – será comemorado com um encontro estadual, tendo como tema “Água, Um Direito Humano e um Bem Comum da Natureza”, naquele dia. O evento será realizado na comunidade Barra de Santana, zona rural de Jucurutu-RN, região Seridó, local em que está sendo construída a barragem Oiticica. A programação envolve momentos culturais, na abertura, seguindo-se uma Mesa de Diálogo sobre “Fontes de água para consumo humano e produção de alimentos no Semiárido Potiguar”, às 10h15, com a participação da ASA Potiguar (Marcírio Lemos), SEAPAC (Damião Santos), IGARN (Francisco Caramuru), ADESE (Emidio Gonçalves), UFRN (Profa. Rebecca Luna Lucena) e Promotoria de Justiça e CAOP Meio Ambiente/MPRN (Mariana Barbalho), dialogando com a plenária. Ao meio dia, haverá um momento ecumênico, com a presença do Bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos, e o Pastor Evangélico Anchieta Júnior de Souza, da Assembleia de Deus.


Às 13h30, haverá outra Mesa de Diálogo sobre “Água como um direito humano e um bem comum da Natureza”, tendo como subtema a “Agenda Hídrica do Governo do Estado para o território do Seridó”. A Mesa terá a participação do SEAPAC (Dom Jaime Vieira Rocha), Governo do Estado/SEMARH (Governadora Fátima Bezerra/Sec. João Maria), e CBHPPA (Paulo Varela). O encerramento será feito com o grupo quilombola de forró pé de serra “Os Palitozinhos”, da comunidade Furna da Onça, Caicó.


Programação paralela

Açude Itans (Foto: José Bezerra)

Paralelamente ao evento, haverá tendas com exposições de material informativo e de educação para a cidadania e rodas de conversa sobre diversos temas, como Complexo Barragem de Oiticica, com o Consórcio EIT/Encalso, Consórcio Solo/Penescal, KL Engenharia / SEMARH; Gestão, licenças e outorgas de águas, com o IGARN/CBH PPA; Aquários com demonstração de peixes, com o DNOCS; Uso racional, poluição e doenças provocadas pelo uso da água + Atendimento Básico de Saúde, com a CAERN/Secretaria de Saúde de Jucurutu; Tecnologias de convivência com o Semiárido, com o SEAPAC; Relações ecológicas e sanitárias da água: importância da água para os seres vivos e os riscos para a saúde humana com a poluição e contaminação da água, com o IFRN Campus Caicó e UFRN Campus Caicó; Apresentação e degustação de produtos da terra, Exposição fotográfica “Do dano ao belo” + Projeto Água Viva, no mercado público, com o CAOP Meio Ambiente/MPRN; Recital de poesia, versos e prosas por moradores da comunidade Barra de Santana e entorno; Apresentação cultural de Manoel Bonequeiro com João de Barro, Animação com Forró Pé de Serra.

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN