Organização de Fundo de Pasto no território do Sertão do São Francisco é premiada pelo BNDES

Atualizado: 27 de Jun de 2018


Prêmio recebido pelo trabalho com comunidades tradicionais (foto: Eduardo Rodrigues, Sosap)

Por Comunicação Sasop

O trabalho desenvolvido pela União das Associações de Fundo de Pasto do município de Casa Nova/BA (UNASFP), que possui cerca de mil famílias associadas, foi uma das experiências vencedoras do Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais. A cerimônia de premiação aconteceu na segunda-feira passada (18). O prêmio reconhece iniciativas que promovem a conservação da agrobiodiversidade e dos bens naturais e culturais.

A União das Associações de Fundo de Pasto foi fundada em 1999 pela necessidade de organizar as comunidades e suas associações na luta por direitos e por seus territórios. O Sertão do São Francisco, onde se situa a UNASFP, é um território que sofre a forte pressão das empresas que tentam deslegitimar o direito de posse das comunidades e representam os interesses de conglomerados econômicos no ramo da geração de energia (barragem de Sobradinho, parques eólicos e linhas de transmissão) e da agropecuária (monocultivos de mandioca, fruticultura irrigada e pecuaristas).

Para Rosangela Ferreira dos Santos, da coordenação da UNASFP, o prêmio é importante para porque agrega várias comunidades e outras instituições que vivem esse sistema agrícola tradicional e mostra a luta em defesa do território não é em vão. “Para a nossa entidade é uma honra receber um prêmio que vai fortalecer mais ainda a nossa organização. Para a nossa comunidade, mostra a importância das nossas lutas na permanência em nosso território, a união das pessoas e a permanência dos jovens. Esse prêmio vai ajudar bastante as comunidades que a UNASFP acompanha”, comemora Rosângela, que também faz parte da Associação de Fundo de Pasto de Riacho Grande, comunidade que integra o território de Fundo de Pasto de Areia Grande.

Fonte: www.asabrasil.org.br

4 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN