top of page

Obras de construção do complexo Barragem de Oiticica serão retomadas nesta semana


Barragem (cota 88m) (Foto: José Bezerra)

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, o Consórcio EIT/ENCALSO e o Movimento dos Atingidos e Atingidas pelas obras do complexo Barragem de Oiticica se preparam para reiniciar os trabalhos na próxima quarta-feira, 6 de maio. Os trabalhos foram interrompidos no dia 22 de março, em virtude da pandemia do Coronavírus. As medidas preventivas para o reinício das obras foram discutidas na manhã de hoje, 4 de maio, num diálogo virtual entre todos os entes envolvidos, inclusive pessoal de órgãos estaduais e municipais da área de saúde, visando a adoção de medidas preventivas de contágio pela Covid-19. Ao todo, o consórcio utiliza a mão de obra de 398 trabalhadores e trabalhadoras, tanto da região Seridó quanto oriundos de outras regiões.


José Pocópio (Foto: www.marcosdantas.com)

Um dos participantes da reunião virtual foi o articulador estadual do Seapac, Agrônomo José Procópio de Lucena, que também atua como mediador do Movimento dos Atingidos e Atingidas pelas obras da Barragem. “Tratamos do plano de prevenção e contenção do COVID-19, apresentado pelo Consórcio, e as contribuições da IV USARP, do Hospital Regional do Seridó (HRS) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Jucurutu, na perspectiva de dar a maior segurança possível aos trabalhadores e à população do entorno”, disse José Procópio.


Segundo Procópio, também foram tratados temas relacionados à estrutura de saúde do trabalhador da empresa e suas responsabilidades para prevenção e contenção da COVID-19 e o apoio técnica da IV USARP ao município de Jucurutu e articulações junto aos laboratórios para a realização do PCR (testagem rápida) e ações de assistência e vigilância da saúde do trabalhador.


O município tomará todos as providências de atenção básica, vigilância sanitária e protocolos necessários para com o apoio técnico da IV USARP. “Em parceria com o Consórcio, serão tomadas todas medidas de prevenção e contenção ao Coronavírus junto aos trabalhadores para a retomada segura das obras sociais, ambientais e físicas do complexo barragem de Oiticica da barragem, de responsabilidade do governo do governo do Estado”, concluiu José Procópio, após a reunião.

81 visualizações0 comentário
bottom of page