Obras da nova Barra de Santana não serão paralisadas


Cota 88m da Barragem no braço secundário do rio (Foto: José Bezerra)

O Governo do Estado não vai paralisar a construção das obras sociais do complexo Barragem de Oiticica, da comunidade Barra de Santana, em Jucurutu-RN. Essa afirmação foi feita pelo Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos SEMARH), João Maria Cavalcanti, diante da informação de que as obras de construção da Nova Barra de Santana seriam paralisadas porque o Consórcio EIT/ENCALSO seria substituído por uma outra empresa do Ceará. O Secretário fez a afirmação ao comunicador Marcos Dantas, numa entrevista ao programa Panorama, da Rádio FM 95, de Caicó, nesta segunda-feira, 2 de março.


Diante da notícia de que as obras seriam paralisada pelo DNOCS, em razão da substituição do Consórcio EIT/ENCALSO por outra empresa, o Movimento dos Atingidos e Atingidas pelas obras da Barragem de Oiticica se reuniu e decidiu que pararia todas as obras do complexo, caso se confirmasse essa notícia. A luta do Movimento pela continuação deste consórcio à frente da construção da nova Barra de Santana tem várias razões. A principal delas é o fato de que, pelo acordo extrajudicial em vigência, a obra física da Barragem de Oiticica só será concluída três (3) meses após a conclusão das obras sociais. Esse fato faz com que o consórcio EIT/ENCALSO agilize a construção da nova Barra de Santana.


Outras razões são bem simples, porém de grande importância para a comunidade: em razão de sua capacidade técnica, condições de estrutura, canteiro de obra já instalado, agilidade e qualidade nos serviços, respeito à legislação trabalhista, oportunidade aos trabalhadores e trabalhadoras da comunidade.Atualmente, a Barragem está com mais de 75% das obras concluídas. Da forma como está agora, com uma abertura de 170 no braço secundário do Rio Piranhas-Açu (a chamada cota 88m), a barragem já acumula cerca de 5 milhões de metros cúbicos de água. A água que passa pela cota 88m vai para a barragem Armando Ribeiro Conçalves.

26 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN