top of page

Norte de MG recebe primeira usina híbrida de energia do Brasil


Placas serão implantadas na PCH de Santa Marta, em Grão Mogol / Foto: Eloá Magalhães/MAB

Projeto contempla famílias de atingidos por barragens, que terão participação ativa no processo

Por Maíra Gomes, Brasil de Fato


Pela primeira vez no Brasil será instalada, em Grão Mogol, no Vale do Jequitinhonha-MG, uma usina híbrida, que usa duas diferentes formas de geração de energia. Na já existente Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Santa Marta, que gera a energia, se construirá uma usina de geração fotovoltaica, usando placa de energia solar.


“Temos uma PCH funcionando, mas com os reservatórios já depreciados pelo tempo e pouca reserva de água. Instalaremos uma usina flutuante em cerca de 30% do reservatório já existente e vamos aproveitar parte da estrutura, como a rede de distribuição subestação e outros”, explica Denio Alves Cassino, engenheiro de energia da Efficientia, uma das empresas executoras do projeto.


O projeto de pesquisa e desenvolvimento é resultado de uma parceria entre a Cemig e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), com previsão de investimento de R$ 24,4 milhões. O convênio foi assinado pela Associação Estadual de Desenvolvimento Ambiental e Social (Aedas), com participação da empresa Axxion Soluções Tecnológicas S.A., a subsidiária da CEMIG Efficientia S.A., e a PUC Minas.


Único na história do país, o projeto prevê a participação ativa da população de 21 municípios da região, totalizando cerca de 1.250 famílias de atingidos por barragens. Essas famílias serão beneficiadas com a energia produzida na usina híbrida e com redução nas tarifas.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page