top of page

Nordeste gera 85% da energia eólica do Brasil


Aerogerador instalado na Serra de Sant'Ana, Região Serido do Rio Grande do Norte (Foto: José Bezerra)

O Nordeste é referência na produção de energia eólica no Brasil. No dia 23 de junho de 2018, cerca de 72% da energia consumida na região veio dos ventos, com geração média de 7.062 MW. O percentual foi considerado um recorde histórico no abastecimento energético oriundo dessa fonte.


Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), que reúne empresas do setor, o Nordeste aparece à frente na capacidade de produção de energia eólica no Brasil. Com 137 parques, o Rio Grande do Norte é o estado que mais produz energia utilizando a força dos ventos. São 3,7 GW de capacidade instalada. Em seguida, vem a Bahia, com 111 parques e 2,9 GW de potência instalada. Em terceiro lugar, está o Ceará, que conta com 80 parques e tem 2 GW de capacidade instalada.


O Brasil possui 534 parques eólicos, totalizando 6,6 mil cataventos (aerogeradores) em operação, em 12 estados. A geração de energia eólica é predominante nas regiões Nordeste (438 parques) e Sul do País (95 parques). Sobre a capacidade instalada para produção nacional de energia vinda dos ventos, cerca de 85% concentra-se no Nordeste, totalizando 11,3 GW de potência somente nessa região.


O período de agosto a setembro é conhecido como a “safra dos ventos”, pois as ventanias ganham ainda mais força e as usinas eólicas do Nordeste e Sul costumam bater recordes de produção.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page