Números da tragédia de Brumadinho impressionam e causam indignação


Bombeiros de helicóptero e equipes em terra trabalham no limite para recuperar corpos das vítimas na região de Tejuco, em Brumadinho. (CADU ROLIM/ESTADÃO CONTEÚDO)

Equipes de resgate retomaram os trabalhos de busca na madrugada desta segunda-feira, focadas em retirar corpos que estariam dentro de um ônibus encontrado no mar de lama provocado pelo rompimento da barragem de mineração da Vale, em Brumadinho (MG). Até agora, são 58 mortes confirmadas. O número deve aumentar caso as equipes de resgates encontrem o ônibus soterrado pela lama de rejeitos minerais. Existem cerca de 305 pessoas desaparecidas. Foram resgatadas outras 192 pessoas. Os números devem mudar ao longo do dia conforme os trabalhos de resgate prosseguem.


Nesta segunda-feira, uma equipe enviada por Israel que desembarcou na noite de domingo em Belo Horizonte ajudará as equipes de resgate de Minas Gerais na operação de busca pelas vítimas.


Os bombeiros localizaram, ontem, 27 de janeiro, o local onde ficava uma pousada, em Brumadinho. No local, estariam no mínimo 35 pessoas no momento da tragédia e não há mais nada no local. A força da lama provavelmente deslocou a estrutura para outro lugar.


A justiça brasileira bloqueou 11 bilhões de reais da Vale para compensar os prejuízos e danos ambientais provocados pelo rompimento de uma barragem em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, informaram fontes oficiais.


Num levantamento feito pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros revelam os números da tragédia. Até por volta das 20h45 de domingo, 27, foram contabilizadas 58 mortes, 305 pessoas desaparecidas, 361 pessoas localizadas e 192 pessoas resgatadas. Entre os óbitos, 19 corpos já foram identificados no Instituto Médico Legal (IML). São números impressionantes e que causam indignação, principalmente porque a possibilidade do rompimento foi denunciada e a Vale nada fez para impedir.

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN