Os municípios de Caicó, Parelhas, Currais Novos e Lagoa Nova recebem a 2º Oficina do Projeto de Macrozoneamento Ecológico-Econômico da bacia do Piranhas-Açu, neste início de dezembro. O evento é realizado pelo Governo do Rio Grande do Norte, por através do Projeto Governo Cidadão e da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos – Semarh, com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu. As oficinas vão definir diretrizes prioritárias para disciplinar as atividades na bacia do principal rio do estado, de forma a conciliar desenvolvimento econômico e conservação ambiental. A oficina de Caicó está ocorrendo hoje, 5 de dezembro, no Anfiteatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus de Caicó.
O MZPAS faz parte do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN – o Governo Cidadão – realizado pelo Governo do Estado com recursos do empréstimo do Banco Mundial. Nesse novo ciclo, agentes públicos e representantes da sociedade civil debatem mais de uma centena de propostas surgidas na primeira rodada de oficinas, realizadas em julho deste ano, que diagnosticou os problemas e potenciais da bacia integrada por 45 municípios.
Segundo a empresa Cobrape, contratada pelo Governo do RN para elaborar o MZPAS, as propostas serão consolidadas em documento final que deverá ficar pronto em abril/2020, instituindo diretrizes e políticas públicas para assegurar sua execução. A oficina de Parelhas será no dia 10, a de Currais novos no dia 11 e a de Lagoa Nova no dia 12.
Comments