Mulheres realizam Marcha pela Vida e pela Agroecologia e contra o Feminicídio


A 11ª Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia está ocorrendo neste 12 de março de 2020, desde às 8 horas, no município de Esperança, no Agreste Paraibano. A Marcha se levanta contra o crime do feminicídio, que vitima a cada dia 13 novas mulheres no Brasil. Os organizadores estimam a presença de mais de 6 mil mulheres, número registrado na Marcha do ano passado, quando a Marcha ocorreu em Remígio-PB. O evento tem dois objetivos centrais: denunciar toda e qualquer forma de violência contra a mulher e dar visibilidade ao papel e à contribuição das camponesas na construção da agricultura familiar do território.


De acordo com Roselita Victor, uma das organizadoras da Marcha e da Coordenação do Polo Sindical da Borborema, um dos grandes problemas encontrados na região é a falta de políticas públicas direcionadas às mulheres. “Não há delegacias da mulher suficientes no Polo da Borborema. A região tem apenas uma delegacia da mulher em Campina Grande. Uma mulher que mora em Casserengue, por exemplo, e sofreu violência, está a 70 km da delegacia da mulher. Se ela não for acolhida, ela não vai denunciar”, destacou.


Além de delegacias, as mulheres reivindicam ainda uma eficácia maior nos programas de acolhimento das mulheres vítimas de violências, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e processos de formação para que os profissionais da área da segurança pública e da saúde possam atuar com mais qualidade nas situações de violência contra a mulher.


A Marcha é organizada pela AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia e pelo Polo da Borborema, uma rede de 13 sindicatos de trabalhadoras e trabalhadores rurais da região da Borborema, na Paraíba. A cada ano, a marcha acontece em um dos 14 municípios do Polo e aborda um tema diferente, discutido nos diversos encontros preparatórios realizados nas comunidades rurais desde novembro.

Fonte: http://aspta.org.br/

14 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN