Mulheres paraibanas preparam a Marcha das Margaridas 2019


Momento do evento (www.aspta.org.br)

Um coletivo de mulheres de movimentos sociais, sindicatos, partidos e entidades do campo e da cidade, da Paraíba, realizou encontro estadual preparatório para a Marcha das Margaridas 2019, dia 18 de julho. O evento reuniu 180 mulheres no Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira, em Lagoa Seca, município do agreste paraibano. A Marcha das Margaridas 2019 acontecerá em Brasília-DF, nos dias 13 e 14 de agosto próximo. Giselda Bezerra, do Polo da Borborema, deu as boas-vindas e falou sobre a importância da aliança entre campo e cidade. “Nós estamos em tempos não muito bons, mas estamos resistindo a tudo isso. Desde janeiro, estamos participando de processos preparatórios, bebemos de nossas experiências e elas nos trouxeram até aqui. O tempo é de unificar, por isso esse encontro hoje é tão importante, precisamos resistir juntas”, disse.


Houve a exibição do vídeo “Mãe Terra” (1987) que retrata o cotidiano duro da mulher trabalhadora rural no Brejo da Paraíba, Sertão e Mata de Pernambuco, no final dos anos 1980. O vídeo apresentou o contexto político e social da época em que militou Margarida Maria Alves. O documentário gravado 4 anos após a morte da militante, foi produzido pela TV VIVA e pelo Centro de Cultura Luiz Freire.


Momento dos grupos (www.aspta.org.br)

Ana Patrícia Sampaio, do Centro de Ação Cultural (Centrac), apresentou os 10 eixos temáticos da Marcha das Margaridas 2019. Num trabalho em grupos, as mulheres discutiram sobre “O que levamos de propostas para a Marcha das Margaridas” e “Como vamos consolidar o movimento de mulheres do campo e da cidade na Paraíba após a Marcha”. Desse trabalho saíram os encaminhamentos: reativação do Coletivo Estadual de Mulheres do Campo e da Cidade; realização de um encontro de planejamento após a Marcha; escolha de nomes de mulheres do coletivo para disputarem candidaturas nas próximas eleições e o apoio nos estados às mobilizações pela educação do dia 13 de agosto.

Fonte: http://aspta.org.br

12 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN