top of page

Mulheres e homens de Barra de Santana debatem sobre violência contra a mulher


Atividade em Barra de Santana, dia 28 de novembro (Foto cedida)

O Seapac, em parceria com a Fundação Luterana Diaconia e com o Movimento dos Atingidos e Atingidas pelo Complexo Barragem Oiticica, da comunidade Barra de Santana, município de Jucurutu-RN, também realizou atividades em sintonia com a “Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres”, no último dia 28 de novembro. As ações fazem parte do Projeto Promovendo Direitos Sócio Ambientais e Justiça e de Gênero, executado na comunidade Barra de Santana.


Na ocasião, também foi realizada uma Roda de Conversas com as mulheres e homens da comunidade Barra de Santana. As “Conversas” da Roda versaram sobre a violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha. A facilitada foi a advogada Jailma Oliveira, do Seapac. Na ocasião, além dos diálogos sobre a violência contra a mulher, a Lei Maria da Penha e os desafios de sua implementação, também foram feitas discussões a partir da Campanha sobre dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra a Mulher.


Os participantes apresentaram trabalhos de grupos, relatando as expressões de machismo e desigualdades de gênero que visualizam nas relações familiares, na comunidade e na sociedade. Também apresentaram propostas sobre como seria possível desconstruir o machismo, a violência e os preconceitos de gênero e que atitudes devem ser adotadas para construir relações de gênero mais justas e igualitárias na família, na comunidade e na sociedade.


Como encaminhamento das discussões, os participantes ficaram de procurar saber se no município de Jucurutu existe o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, como funciona e o que faz. O objetivo é interagir com o desenvolvimento de planos e políticas para as mulheres locais.

MAIS FOTOS DA AÇÃO:



17 visualizações0 comentário
bottom of page