Mulheres debatem boas práticas do beneficiamento de derivados de leite


Um dos momentos do evento (Foto: www.aspta.org.br)

Um grupo de 60 mulheres da Comissão de Saúde e Alimentação do Polo da Borborema e da EcoBorborema, associação que reúne feirantes agroecológicos do Polo da Borborema, participaram do 5º Seminário Regional de Beneficiamento de Produtos da Agricultura Familiar, dias 26 e 27 de agosto, em Arara-PB. No primeiro dia, a agricultora Verônica de Macena Santos, do Sítio Palmas, município de Solânea, preparou duas de suas tradicionais receitas com derivados do leite: o queijo de coalho e o doce de leite, os quais costuma vender na feira agroecológica do seu município e na vizinhança. As agricultoras puderam acompanhar o processo de coalho, pré-cozimento e enformamento do queijo, assim como o preparo do doce, dialogando sobre como fazem em suas casas e tirando dúvidas.


Em seguida, a professora Márcia Targino de Oliveira, do Laboratório de alimentos do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Campus Areia-PB, falou sobre boas práticas no beneficiamento dos derivados do leite. A especialista tratou sobre os cuidados necessários desde a ordenha do leite e seus tipos (manual e mecânica), a vestimenta do ordenhador, a higiene correta das mãos, do local e dos utensílios, passando pela coagem do leite até o seu preparo final. “Elaborar alimentos é um tipo de negócio muito rentável, o queijo, o doce, a manteiga, nada mais são do que formas de se armazenar e consumir o leite por mais tempo. E se temos um leite de qualidade, com certeza teremos um produto bom. É preciso assegurar as boas práticas para garantir qualidade, confiança, evitar desperdícios e reduzir custos”, disse a professora.

Matéria completa: http://aspta.org.br/2019/08/mulheres-da-borborema-debatem-boas-praticas-do-beneficiamento-de-derivados-de-leite-durante-seminario/

3 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN