Mudança climática prejudicará saúde dos bebês nascidos agora


(Arquivo) Mães protestam com seus bebês em Londres, em ação contra a mudança climática convocada pelo grupo Extinção da Rebelião (AFP)

Se a mudança climática não for freada, a saúde dos bebês que nascem agora estará ameaçada ao longo de suas vidas por doenças que vão desde asma até desnutrição, alerta um estudo da revista médica The Lancet, divulgado nesta quinta-feira. "As mudanças climáticas definirão a saúde de uma geração inteira", afirma o médico Nick Watts, responsável por este informe médico. "Se for mantido o status quo, com emissões de carbono elevadas e o mesmo ritmo de aquecimento, uma criança nascida agora viverá aos 71 anos em um mundo 4ºC mais quente em média. Isso ameaçará a saúde em todas as etapas de sua vida", escrevem os autores.


"As crianças são especialmente vulneráveis aos riscos de saúde ligados às mudanças climáticas. Seu corpo e sistema imunológico estão em desenvolvimento, o que as torna mais vulneráveis às doenças e aos poluentes", afirma Watts, do Instituto para a Saúde Mundial da Universidade de Londres. As consequências sobre a saúde "persistem na idade adulta" e "duram a vida toda", aponta, defendendo uma "ação imediata de todos os países para reduzir as emissões de gases de efeito estufa". O informe é a edição 2019 de um documento publicado anualmente pela The Lancet que mede 41 indicadores sobre saúde e mudanças climáticas e foi feito em colaboração com 35 instituições, incluindo a Organização Mundial da Saúde e o Banco Mundial.


Este ano, os pesquisadores se concentraram na saúde das crianças, com a poluição atmosférica como uma das maiores preocupações. "Ao longo de toda sua adolescência e até a idade adulta, um bebê nascido agora respirará um ar mais tóxico, causado pelos combustíveis fósseis e agravado pelo aumento das temperaturas", prevê o estudo. Os efeitos potenciais são muitos entre as crianças, cujos pulmões estão em desenvolvimento: "diminuição da função pulmonar, agravamento da asma e maior risco de crise cardíaca e de acidente vascular cerebral".

Fonte: www.domtotal.com

6 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN