top of page

Movimentos sociais exigem segurança alimentar


Cartaz do evento

Em reação ao fim do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), extinto no início do ano pelo governo de Jair Bolsonaro, diversos movimentos da sociedade promoverão um "banquetaço", evento gratuito em praça pública a ser realizado em cidades de diversos estados, no próximo dia 27. Em São Paulo, a manifestação ocorrerá na capital e em Ribeirão Preto.


De acordo com organizadores, o objetivo da ação contra o fim do órgão é alertar a população sobre os perigos da falta de políticas públicas na segurança alimentar dos brasileiros, e sensibilizar quanto a importância da alimentação saudável, agricultura familiar, combate à fome e ao fim do uso de agrotóxicos na lavoura, atribuições até então previstas pelo Consea. Dentre os vários Estados, estão confirmados atos em São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Brasília, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Goiás, Paraíba e Santa Catarina.


"O grande risco é a fragmentação da estratégia governamental para enfrentamento dos problemas de nutrição e alimentação", alerta a ex-presidente do órgão, Elisabetta Recine, em entrevista. Segundo Elisabetta, a dissolução do Consea representa ainda o fechamento do diálogo entre a sociedade e civil e o governo e precariza o acesso à alimentação de qualidade.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page