Morre Dom Pedro Casaldáliga, grande defensor dos Direitos Humanos no país

Atualizado: Ago 13


O bispo emérito Dom Pedro Casaldáliga, morreu às 9h40 do último sábado (8), em Batatais-SP.


A informação foi dada pela Prezaria de São Félix do Araguaia: "A Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso, Brasil), a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos) e a Ordem de Santo Agostinho (Agostinianos) comunicam o falecimento Dom Pedro Casaldáliga Pla, CMF, Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (Mato Grosso) e Missionário Claretiano, ocorrido neste dia 08 de agosto de 2020 às 9:40 horas (horário de Brasília), na cidade de Batatais, estado de São Paulo, Brasil." (Foto: CRB)


Seu corpo foi sepultado no cemitério de peões e índios, local onde eram jogados os corpos de peões e índios que resistiam à grilhagem das terras, em São Félix do Araguaia.


Casaldáliga nasceu em Catalunha (Espanha), mudou-se para o Brasil no ano de 1968. Dedicou sua vida na luta pela defesa dos direitos humanos, sendo o primeiro à denunciar o trabalho escravo contemporâneo, no início da década de 1970. Conhecido por "bispo do povo", Pedro sempre será lembrado pelo compromisso com sua luta na defesa dos direitos de camponeses, ribeirinhos, indígenas e quilombolas, contra os grileiros, madeireiros, garimpeiros e grandes produtores rurais.




Fonte: https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2020/08/08/morre-pedro-casaldaliga-a-pedra-no-sapato-do-autoritarismo-brasileiro.htm

6 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN