top of page

Meio ambiente como Direito foi tema do Curso de Formação de Lideranças


Jovens participantes do curso (Foto cedida)

O Núcleo do Seapac no Seridó, com sede em Caicó, acabou de ministrar o 5º Módulo do Curso de Formação de Lideranças em Direito e Cidadania. O primeiro dia do trabalho foi realizado na comunidade Barra de Santana, Município de Jucurutu-RN, no sábado, 14 de setembro, e o segundo dia foi no domingo, 15 de setembro, no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó. O tema foi “Meio ambiente como direito presente e das futuras gerações: direitos sócio ambientais, água como direito humano e bem comum da natureza, gestão ambiental dos recursos hídricos e resíduos sólidos no semiárido seridoense”.



Mais jovens, apresentando trabalho de grupo (Foto cedida)

No primeiro dia, na comunidade Barra de Santana, houve uma roda de diálogos com engenheiros e técnicos da obra do complexo Barragem de Oiticica e com José Procópio – SEAPAC, sobre o complexo e seus impactos sócio ambientais. Depois, houve uma visita ao Complexo Barragem de Oiticica, com explicações em cada local. Os participantes do curso também estiveram na audiência do Movimento dos Atingidos e Atingidas pelas obras da barragem, na comunidade Barra de Santana, com a Governadora do Estado do RN, Fátima Bezerra.


Os participantes são agentes de serviços e pastorais sociais; de Fóruns de associações e de mulheres; comunidades rurais e quilombolas; conselheiros de políticas públicas; do Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Barragem de Oiticica e educadores das Aldeias SOS. Eles representam essas atividades que realizam nos municípios de Caicó, São Fernando, São João do Sabugi e Lagoa Nova, todos da região do Seridó e na área de Barra de Santana. "Cerca de 50% dos participantes são jovens", ressalta a Advogada Jailma Oliveira, que coordena o trabalho junto com o Assistente Social Saywky Sam.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page