Mapa das Terras dos Parlamentares mostra que eles acumulam fazendas


Mapa com indicação das propriedades dos parlamentares (Fonte: https://deolhonosruralistas.com.br)

Consideradas as últimas fronteiras agrícolas do país, as regiões do Matopiba (formado pelo estado do Tocantins e partes do Maranhão, Piauí e Bahia) e a Amazônia Legal concentram a maior parte das terras dos congressistas, segundo levantamento feito pelo De Olho nos Ruralistas. A análise leva em conta as fazendas dos donos de mais de 100 hectares de terra, segundo declarações entregues no ano passado à Justiça Eleitoral.


no caso da Amazônia legal, que engloba os estados da região Norte, o Mato Grosso e oeste do Maranhão, a maior ameaça é contra a Floresta Amazônica. O avanço do agronegócio no Matopiba ocorre em áreas de Cerrado. Além dos problemas ambientais, o crescimento da agropecuária aumenta o preço da terra e os conflitos agrários, situações que resultam na expulsão de camponeses, indígenas e quilombolas – e em mortes.


A descrição das propriedades rurais no mapa – incluídos os erros de grafia, abreviações, imprecisões – é exatamente a mesma apresentada pelos parlamentares ao Tribunal Superior Eleitoral. Embora propriedades de 100 hectares ainda não constituam um latifúndio, o critério foi utilizado porque muitos congressistas têm várias fazendas que, somadas, compõem extensões significativas. Em vermelho estão as terras dos senadores. Em verde, as dos deputados.


Ao todo, os deputados federais são donos de 43,9 mil hectares de terra, espalhados por treze estados. Os senadores, apesar de serem em menor número – 81 para 513 deputados – respondem por uma área maior. No total, somam 107,8 mil hectares. Os suplentes de senadores, que são escolhidos durante a formação das chapas, concentram outros 37,5 mil hectares.

Matéria completa: https://deolhonosruralistas.com.br/2019/05/12/mapa-das-terras-dos-parlamentares-mostra-que-congressistas-acumulam-fazendas-na-amazonia-e-no-matopiba/?fbclid=IwAR1aN8NGQD2OTR3qYf_DJm9McFz8gMGujHb513EJ6onESSW40KedpOeTTU4

28 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN