Maceió sedia o 5º Encontro dos Comitês Afluentes do São Francisco


Margem do Rio São Francisco, num dos pontos da obra de transposição (Foto: José Bezerra)

O 5º Encontro dos Comitês Afluentes do Rio São Francisco será realizado nestes dias 21 e 22 de agosto, no Hotel Ponta Verde, em Maceió, Alagoas. O evento reunirá representantes dos Comitês das diversas bacias hidrográficas do eixo do Rio São Francisco. Entre os participantes, estará o Articulador Estadual do Seapac, Agrônomo José Procópio de Lucena, que faz parte do Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó Piranhas Açu (CBH-PPA), que será beneficiado com a distribuição das águas através do Projeto de transposição do Rio São Francisco.


A abertura do Encontro dos Comitês será feita pelo Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, e representantes dos Estados que compõem a Bacia do Velho Chico. Depois da abertura, a Agência Nacional de Águas (ANA) apresentará a situação hidrológica na Bacia do São Francisco e as perspectivas para 2020.


A programação do dia 21 seguirá até às 17h30, com várias apresentações: Estudo avaliativo sobre o PISF, a cargo de Pedro Molinas, consultor do CBHSF; Atualização da metodologia de Cobrança pelo Uso da Água na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, sob a responsabilidade da Agência Peixe Vivo; Apresentação dos Comitês Afluentes; Apresentação sobre os Projetos realizados na bacia hidrográfica do Rio São Francisco com os recursos da cobrança pelo uso de recursos hídricos; Informe sobre Edital de Chamamento nº 02/2019 para manifestação de interesse para seleção e contratação de projetos com foco na sustentabilidade hídrica no semiárido. A última atividade do dia será a apresentação dos Comitês das bacias receptoras do PISF, no Rio Grande Norte e da Paraíba.


No dia 22, a partir das 9 horas, serão feitas as apresentações dos Comitês Afluentes do Estado da Bahia, e, em seguida, haverá a apresentação do Estado da Arte da Governança das Águas na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a cargo de Ângelo Lima, do Observatório das Águas. Em seguida, haverá um debate sobre os Comitês das Bacias Hidrográficas, tendo Ângela Lima como mediadora. Depois, se apresentarão os comitês de Pernambuco e de Alagoas. As últimas atividades serão uma apresentação sobre a Fiscalização Preventiva Integrada na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e a apresentação do Comitê do Ceará.

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN