Jovens da Paraíba apresentam experiências em Agroecologia

Atualizado: 31 de Jul de 2019


Um dos momentos do intercâmbio (Foto: www.aspta.org.br)

O terceiro encontro dos Intercâmbios de saberes nos semiáridos da América Latina teve como tema “Juventude e Agroecologia” e aconteceu entre os dias 22 e 26 de julho, nos estados da Paraíba e Pernambuco. O evento foi realizado no formato de caravana e reuniu cerca de 100 pessoas entre jovens, mulheres, agricultores e técnicos de projetos que trabalham com desenvolvimento rural no Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Nicarágua, e El Salvador.


Mateus Manassés, noutro momento do intercâmbio (Foto: www.aspta.org.br)

O intercâmbio começou em Caruaru-PE e seguiu pela Paraíba nos dias 24, 25 e 26 de julho, com programação que incluiu plenárias, debates e visitas a campo para conhecer experiências agroecológicas desenvolvidas por jovens. Na manhã do dia 24, em Campina Grande-PB, o Grupo de Trabalho – GT Juventude da Articulação do Semiárido Paraibano recepcionou os visitantes e apresentou sua experiência. Embora o GT tenha sido criado há pouco mais de um ano, os jovens já vêm de uma trajetória anterior. “O GT surge em outubro de 2017, mas a juventude da ASA já vinha intervindo em redes temáticas como a Rede de Sementes e a Rede Água, já vinha desenvolvendo suas ações em seus territórios”, explica Raquel Nunes, do Patac.


No segundo dia na Paraíba, os visitantes se dividiram em quatro grupos para conhecer experiências de jovens agricultores em suas propriedades rurais, entre as quais a de Mateus Manassés, em Queimadas; Salvador Barbosa, em Juazeirinho; Valéria e José Raul, em Caraúbas; e Joab Luciano, em Mogeiro. Mateus Manassés é criador de animais desde os quatro anos de idade. O jovem concilia o curso de ciências biológicas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) com a lida na agricultura. Na propriedade de 19 hectares, ele e a família produzem diversos tipos de culturas no sistema de sequeiro, mas ‘o carro chefe’ é a criação de pequenos animais, principalmente caprinos.


Após as quatro visitas, os participantes do intercâmbio se reuniram em Campina Grande para trocar impressões e debater sobre as experiências visitadas. No último dia de programação, o grupo participou da 7ª Feira Agroecológica e Cultural da Juventude Camponesa do Polo da Borborema, no município de Solânea-PB. O Intercâmbio é uma realização do FIDA, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Programa Semear Internacional, Plataforma Semiáridos da América Latina, Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra), PATAC e ASPTA, em parceria com a FUNDAPAZ, International Land Coalition, terre des hommes e Serviço Mundial de Igrejas (CWS).

Fonte: www.aspta.org.br

8 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN