top of page

Jovens da Borborema realizarão Marcha no Dia da Consciência Negra


A Comissão de Jovens do Polo da Borborema realizará a II Marcha da Juventude Camponesa do Polo da Borborema, com o tema racismo e identidade racial, no dia 20 de novembro, data em que se comemora a Consciência Negra. A II Marcha ocorrerá em Lagoa Seca-PB, a partir das 8 horas, saindo do Sindicato dos Trabalhadores Rurais daquela cidade, às 8 horas.


O objetivo da Marcha é dar visibilidade ao trabalho e a contribuição da juventude na construção da agricultura familiar agroecológica da região e aprofundar com os jovens a reflexão sobre o tema das negritudes como enfrentamento ao racismo, intolerância religiosa e afirmação da identidade racial, entre outros assuntos. Em preparação à Marcha, já vem sendo realizados encontros com grupos de jovens dos municípios e regionais sobre a temática. “O racismo vem de muito tempo na nossa história, essa é uma realidade que atinge a toda a sociedade. No meio rural não é diferente”, explica Márcia Araújo, do município de Lagoa Seca e da comissão organizadora da II Marcha.


A programação terá início com a abertura oficial e acolhida às caravanas que virão dos municípios de atuação do Polo da Borborema, uma rede de 13 sindicatos de trabalhadores rurais que atuam pelo fortalecimento da agricultura familiar agroecológica na região em parceria com a AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia. Também estarão presentes uma representação do Grupo de Trabalho (GT) de Juventude da Articulação do Semiárido Paraibano e da Articulação Nacional de Agroecologia. São esperados mais de mil jovens agricultores, superando a primeira edição da Marcha, realizada em 2016 no município de Remígio-PB.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page