top of page

Jovens da Borborema realizarão Feira Agroecológica e Cultural


Jovens a Feira Agroecológica do Polo da Borborema (Foto: www.aspta.org.br)

A comissão de jovens do Polo da Borborema, uma rede de sindicatos de trabalhadores rurais da região da Borborema na Paraíba, realizará a 7ª Feira Agroecológica e Cultural da Juventude Camponesa do Polo da Borborema, amanhã, dia 26 de julho, das 8 às 12h, em Solânea-PB. O evento acontecerá em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Solânea-PB. No espaço estarão 16 barracas para a comercialização de produtos da agricultura familiar e exposição de experiências de jovens agricultores. Estarão presentes cerca de 100 jovens agricultores, feirantes e lideranças atuantes na comissão de juventude dos seus municípios.


A esta edição da feira terá como lema “Educação e Resistência” e terá um ato público com falas e depoimentos sobre o papel e a importância da educação contextualizada para a juventude e a formação de sua identidade camponesa. O evento também será um espaço de denúncia dos inúmeros casos de fechamento das escolas do campo na região e dos recentes cortes nas universidades por parte do Governo Federal.


A feira também terá duas tendas pedagógicas, uma tenda simbolizando a educação do campo contextualizada. A outra se denomina “escola sem partido” ou “escola com mordaça”, como vem sendo chamada a ideia que gerou dezenas de projetos de lei em câmaras municipais do país, cuja proposta fere a liberdade de expressão dos educadores sob o argumento de barrar o que seus defensores chamam de ‘ideologia de gênero’.


Mais jovens do Polo da Borborema (Foto: www.aspta.org.br)

Jeane Carla de Medeiros, do assentamento Queimadas, Remígio-PB, explica o sentido da feira. “A feira mostra o nosso trabalho e é um espaço político; queremos nosso espaço educacional na prática. De que adianta eu sair do campo e estudar em uma escola de tempo integral que foge do meu dia a dia e que me impede de realizar meu trabalho dentro da agricultura familiar? Para nós, agricultores, nossa primeira sala de aula é a agricultura”.


A feira terá ainda visitantes estrangeiros vindos da Argentina, Bolívia, Paraguai, Nicarágua e El Salvador. O grupo é formado por cerca de 60 pessoas, entre elas jovens agricultores que fazem parte de um intercâmbio entre estes países e está visitando os estados de Pernambuco e Paraíba, conhecendo experiências de jovens no campo da agroecologia.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page