Intercâmbio entre Semiáridos é destaque em evento da ONU


Da esquerda para a direita: Malick Ba (Senegal), Josephine Quedraodo (Burkina Faso), José Graziano (FAO), Gloria Diaz (Guatemala) e Alexandre Pires, do Brasil (Foto: Fernanda Cruz)

A agricultora Glória Diaz veio de Chiquimula, na Guatemala, para participar do evento de lançamento global da Década da Agricultura Familiar, na sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma, na Itália. Nem os quase 10 mil quilômetros de distância que separam seu país de Roma, tampouco a presença de representantes da FAO, do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e de governos de outras nações intimidaram a camponesa de fala segura, que contou como as mulheres de sua comunidade passaram a ter uma nova perspectiva de vida ao se mobilizarem numa associação para trabalhar juntas.


“O desafio que tínhamos nos levou a nos organizarmos numa associação que hoje tem 162 mulheres, 54 jovens e 7 homens, porque também estamos comprometidos com o combate à insegurança alimentar, sobretudo das mulheres. Em nosso país também enfrentamos a seca, então começamos a plantar e armazenar água do solo. Com isso criamos viveiros que garantem alimentos. Isso tem nos gerado renda e também contribuído com o desenvolvimento da comunidade. Hoje, também contamos com uma agrofloresta com árvores frutíferas, café, entre outras coisas que comercializamos”.


Glória é uma das lideranças camponesas do Corredor Seco da América Central que participou do intercâmbio com agricultores do Semiárido brasileiro, em 2018. A ação faz parte de um projeto com a FAO Chile e FAO Roma, que também envolveu agricultores, gestores e a sociedade civil que atua na região do Sahel, na África. Essa experiência, conhecida como campesino a campesino, foi a centralidade da mesa "De agricultor para agricultor: cooperação comunitária baseada na gestão de água fortalecendo a resiliência através do intercâmbio de conhecimento".

Fonte: www.asabrasil.org.br

2 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN