top of page

Iniciou ontem (25), capacitação de famílias inseridas no projeto "Saneamento Fértil"


Encontro virtual para discussão do projeto "Saneamento Fértil".

O Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac), núcleo Trairi, em parceria com o projeto Engenheiros Sem Fronteiras (ESF/UFRN), iniciaram o primeiro dia da capacitação destinada às famílias que foram beneficiadas com as Unidades Demonstrativas (UDs) do Sistema de Reuso de Águas Cinzas, no município de Lajes Pintadas (RN). O encontro aconteceu ontem (25/10) de maneira virtual através da plataforma GoogleMeets, e teve como objetivo orientar os produtores para uma melhor utilização e aproveitamento das águas (reutilizadas), para produção de forragem para os animais, frutas e hortaliças.


"Nós moramos numa região semiárida, a maior do mundo e, portanto, toda água deve ser aproveitada e reutilizada para o melhor uso, seja para o consumo humano ou para produção de alimentos para os animais", explica um dos realizadores do projeto, o Animador de Campo do Seapac, Damião Santos. Com o Sistema de Reuso, é possível reaproveitar as águas utilizadas no dia-a-dia da família, que saem das pias, chuveiros e, inclusive, das fossas. O que também permite a realização do saneamento básico das casas, que antes da tecnologia social de reuso de águas, não existia.


Ao todo, são 70 famílias acompanhadas pelo Seapac na região do Trairi, das comunidades Serra Verde, Bom Destino, Riacho Fechado, Barros Preto, Timbaúba, Malagueta e Catolé, sendo algumas delas beneficiadas com o projeto Saneamento Fértil.


32 visualizações0 comentário
bottom of page