top of page

Incêndio no Pantanal destrói área maior do que a cidade de São Paulo


Corpo de Bombeiros afirma que o fogo foi controlado (Foto:Yonara Biscola)

Os incêndios no Pantanal já atingiram cerca de 1.730 km² em Mato Grosso do Sul, no período de 27 de outubro a 9 de novembro, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A área consumida é maior do que a da cidade de São Paulo (1.521 km²). Ainda segundo o INPE, entre janeiro e outubro, foram 18.138 km² atingidos por focos de incêndio no Pantanal, bioma da região que compreende o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em todo o ano de 2007, foram 18.699 km². A suspeita é de que, assim como na Amazônia, os incêndios tenham sido provocados por ação humana.


No último dia 5 de novembro, a Organização Não Governamental (ONG) Ecoa enviou um pedido ao Ministério Público Federal (MPF) solicitando uma investigação sobre o caso. "As áreas incendiadas na planície pantaneira se multiplicaram neste ano de 2019, trazendo inimagináveis danos ecológicos, sociais e econômicos, com repercussão de longo prazo para a sociedade e os diferentes ecossistemas”, alerta o documento enviado ao Procurador da República, Pedro Paulo Grubits Gonçalves de Oliveira.


“Em se tratando dos eventos ocorridos nos últimos dias, a pergunta primeira que surge está relacionada à possibilidade de que ações criminosas - coordenadas ou não - tenham ocorrido, pois dentre os mais impressionantes fatos está a queima, em poucas horas, em mais de 100 quilômetros ao longo da rodovia BR-262, entre Miranda e Corumbá", diz o texto.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page