top of page
Foto do escritorEquipe de Comunicação

Igreja de Natal propõe trabalho com carroceiros na vivência da Jornada Mundial dos Pobres


Cartaz da II Jornada Mundial dos Pobres neste ano (cnbb.org.br)

O Papa Francisco convocou a II Jornada Mundial dos Pobres (JMP) a ser celebrada neste mês de novembro. A Jornada tem inspiração no Salmo 34: “Este pobre grita e o Senhor o escuta”(Sl 34,7). Na mensagem divulgada para mobilizar esta jornada, o Papa Francisco diz: “As palavras do salmista tornam-se também as nossas no momento em que somos chamados a nos encontrar com as diversas condições de sofrimento e marginalização em que vivem tantos irmãos e irmãs nossos que estamos habituados a designar com o termo genérico de ‘pobres’”.


A Arquidiocese de Natal, com o objetivo de vivenciar a II Jornada Mundial dos Pobres, direciona uma ação em favor de quase duas mil famílias de carroceiros e carroceiras natalenses. O Setor Social da Arquidiocese (organismos que forma a Rede SAR) está articulando uma reunião para o próximo dia 20 deste mês de novembro, às 14 horas, na sede da Associação dos Carroceiros, situada na zona norte de Natal.


Vulnerabilidade social


Um dos objetivos é reunir os carroceiros e carroceiras com representantes da Prefeitura e órgãos municipais como a SEMTAS, a SEMSUR e a URBANA, além de vereadores, Associação de Juristas pela Democracia e Cidadania, as Igrejas e Pastorais Sociais, entre outros serviços arquidiocesanos. A maioria dos carroceiros e carroceiras se encontra em situação de vulnerabilidade social e ameaçados de não poder mais exercer a atividade a partir de 2019. Isso, por causa da aplicação da Lei Municipal 6.677, de 31 de maio de 2017, que prevê a retirada de circulação dos animais e carroças dentro do município. Caso sejam impedidos de exercer essa atividade, terão que encontrar um outro meio de vida. É com essa atividade que essas famílias conseguem se sustentar precariamente. A reunião se propõe a encontrar uma saída para esta situação dramática dos carroceiros e carroceiras natalenses.

19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page