Igarn realiza 16ª campanha do Qualiágua


Técnico do Igarn durante trabalho de campo em Marcelino Vieira (Foto: ASCOM/IGARN)

A equipe técnica do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) está em campo para a realização da 16ª campanha do Programa Qualiágua, iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA). O objetivo é implementar a RNQA (Rede Nacional de Qualidade da Água) e estimular a padronização da metodologia de coleta das amostras, da frequência das análises, dos parâmetros monitorados e da divulgação dos resultados. Dessa forma, a equipe atende às demandas dos gestores públicos, pesquisadores e do público em geral.


Os técnicos do Igarn passarão por 63 pontos de coleta no período de 10 de março a 03 de abril, como cumprimento das metas de monitoramento acordadas com a ANA. Os pagamentos do Qualiágua são feitos duas vezes por ano mediante o cumprimento das metas de monitoramento e divulgação de dados. Os pagamentos levam em consideração vários aspectos, como o percentual de pontos da RNQA operados pelo estado, o número de parâmetros avaliados e o percentual de pontos operados com medição de vazão simultânea – este último para análise da carga de poluentes na água.


O prêmio é calculado considerando um valor unitário por ponto da RNQA de R$ 1.100,00 (hum mil e cem reais) com reajuste anual pelo INPC. O não atingimento das metas estruturantes podem levar a descontos no prêmio pago pelas metas de monitoramento do semestre em questão.

Fonte: http://igarn.rn.gov.br/

10 visualizações0 comentário