top of page

Brasil vive situação caótica, segundo relatório divulgado pelo GT Agenda 2030

A IV edição do Relatório Luz da Sociedade Civil sobre a Agenda 2030 no Brasil, divulgada no dia 31 de julho, apresenta quadro difícil do país em meio à pandemia da covid-19. Foi desenvolvida por 105 especialistas nas áreas ambientais, sociais e econômicas, a partir de dados oficiais, em diálogo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), através do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 (GT Agenda 2030).


O relatório não só apresenta difíceis dados referentes às crises econômicas, ambientais e sociais que vivemos, mas também preocupa-se em trazer soluções por meio de políticas públicas eficazes, ao todo foram 156 recomendações apresentadas. Principalmente quando não existem ações do Governo Federal para cumprir com os 17 ODS, coube à Sociedade Civil cumprir com a Agenda 2030. "O relatório mostra que o Brasil está desalinhado dos valores e princípios que compõem o ethos da sociedade sustentável e democráticas no país", disse a jornalista, Alessandra Nilo, durante o evento virtual de lançamento do relatório.


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável servem como um apelo universal da ONU para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Surgiu na Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro em 2012 e seu objetivo foi produzir um conjunto de metas que suprisse os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes que nosso mundo enfrenta.


12 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page