Grupo de agricultores capixabas consegue “plantar água”


"Plantar água não é plantar árvore, é colher chuva e guardar essa chuva pra momentos não chuvosos" afirma Newton Campos, da Plantágua (Foto: Vitor Taveira)

Unindo técnicas para proteção, manejo e infiltração da água, eles melhoram condições de cultivo para agricultores do Espírito Santo.

Por Vitor Taveira, Brasil de Fato

A Plantágua (Associação dos Plantadores de Água) reúne agricultores, técnicos, estudantes e outras pessoas que focam (o trabalho) no cuidado da água e na defesa da agroecologia. “A agroecologia é uma forma de permanecer na terra, não participar do êxodo rural e produzir aqui nessas pequenas terras alimento que vai tanto alimentar a família desses agricultores como, com a sobra, fazer um comércio nas feiras nas cidades. A água é o primeiro passo, olhar sua terra como sub-bacia de pequenas microbacias, e trabalhando e colhendo e guardando essa chuva nessa propriedade sua, e ir plantando tudo junto. Então, uma coisa ao mesmo tempo fácil e ao mesmo tempo seguir de acordo com pequenas etapas, uma depois da outra”, explica o agricultor e presidente da associação, Newton Campos.

O trabalho de Newton, que teve início no Sítio Jaqueira, no município de Alegre, no Espírito Santo, começou a recuperar a terra de propriedade familiar, que estava degradada por anos de monocultivo de café e depois pela pastagem. Com a terra seca, em região montanhosa, começou com a recuperação dos brejos, onde criou taludes para cultivo de arroz, consorciado com peixes e marrecos. Mais tarde foi incorporando outras técnicas para recuperar a água no terreno. “O plantar água é fazer essa nascente produzir mais e talvez essa nascente não secar em períodos não chuvosos. Aí, vimos que plantar água não é plantar árvore, é colher chuva e guardar essa chuva pra momentos não chuvosos”, afirma Newton.

Matéria completa, no link: https://www.brasildefato.com.br/2018/07/03/e-possivel-plantar-agua-grupo-de-agricultores-capixabas-acredita-que-sim/

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN