Governo pretende recuperar nascentes do Rio Apodi-Mossoró


A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), através da Coordenadoria de Meio Ambiente e Saneamento (Comeas), produziu um diagnóstico preliminar sobre as nascentes do Rio Apodi-Mossoró. O diagnóstico foi realizado através de um trabalho de campo, identificando os principais problemas, cadastrando proprietários rurais e conversando com os gestores de municípios onde existem nascentes perenes, entre eles, Coronel Joao Pessoa, Dr. Severiano, Martins, Portalegre, Luís Gomes, Tenente Ananias e São Miguel.


O Secretário, Mairton França, explicou que o monitoramento foi uma das primeiras ações executadas no âmbito do Projeto “Plantadores de Água”, desenvolvido pela Semarh para auxiliar no processo de recuperação ambiental das nascentes dos rios potiguares. O projeto também quer conscientizar a população do entorno acerca dos cuidados e os usos devidos das áreas que circundam o local de preservação.


“Identificamos 59 nascentes perenes e percebemos que a maioria delas se encontra com algum grau de antropização, ou seja, níveis variados de degradação causada por interferência humana”, pontua Mairton. Ele lembra que “as nascentes têm um papel vital na saúde e alimentação do fluxo dos rios”. A Coordenadora da Comeas, Clara Câmara, relata também que existem nascentes que estão sendo utilizadas para práticas agropecuárias.

Fonte: www.cbhpiancopiranhasacu.org.br

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN