top of page

Governo do RN realiza cadastramento de agricultores/as familiares no SIRAF-NE

Plataforma desenvolvida no Rio Grande do Norte funciona como uma vitrine de produtos ofertados por famílias agricultoras, individuais ou organizadas em associações e cooperativas.


(FOTO: Kledíógenes Nóbrega/ASSECOM/EMATER-RN)

ASCOM | SEDRAF-RN Rio Grande do Norte - RN


O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF), apresenta a agenda de divulgação, cadastramento e atualização de dados de famílias agricultoras potiguares para o SIRAF-NE (Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar no Nordeste). Nos dias 20 e 21 de junho, serão realizados eventos em Mossoró e Pau dos Ferros; e nos dias 05 e 06 de julho, Currais Novos e Natal, respectivamente.


Em cada encontro com agricultores e agricultores familiares, a equipe que dá suporte ao SIRAF-NE no Rio Grande do Norte irá apresentar a funcionalidade e importância da plataforma virtual, realizar novos cadastros e atualizar dados de famílias agricultoras e suas organizações, tais como associações, cooperativas e empreendimentos da economia solidária.


Viabilizado pelo Consórcio Nordeste, o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar no Nordeste (SIRAF-NE) foi desenvolvido na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), sob a coordenação da SEDRAF-RN, e recebeu aplicação de R$ 609 mil através de convênio firmado com a Universidade de Viçosa e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).


O SIRAF-NE se baseia na experiência do Programa de Compras Governamentais da Agricultura Familiar do RN (PECAFES), que permite aquisições de gêneros alimentícios produzidos pela agricultura familiar, para suprir hospitais, escolas, restaurantes populares, presídios, entre outras instituições, além do mercado privado. A funcionalidade da plataforma se aplica a toda a região Nordeste. Atualmente, conta com 26 mil cadastros de pessoas físicas e jurídicas.


A ferramenta contribui para o fortalecimento das cooperativas e associações da agricultura familiar, que têm um papel fundamental, que é o de alimentar a base de dados, promovendo uma visibilidade maior da variedade de produtos, de maneira a encurtar a distância entre mercado e produtores, e incrementando o volume de sua produção. A mobilização em curso visa ampliar o número de cadastros e qualificar os filtros de busca.

SERVIÇO:

Mossoró - 20/06/23 | 08h30 às 12h00 | SEBRAE - Rua Rui Barbosa, 630 - Centro, Mossoró – RN.

Pau dos Ferros - 21/06/23 | 08h30 às 12h00 | SEBRAE - R. Quintino Bocaiúva, 295 - Centro, Pau dos Ferros – RN.

Currais Novos – 05/07/23 | 08h30 Às 12h00 | Câmara Municipal | Rua Vivaldo Pereira de Araújo, 173 - Centro, Currais Novos – RN.

Natal - 06/07/2023 | 08h30 às 12h00 | Escola de Governo | BR 101 - Centro Administrativo do Rio Grande do Norte S/N - Lagoa Nova, Natal – RN.



11 visualizações0 comentário

Comentarii


bottom of page