![](https://static.wixstatic.com/media/a0474b_eefe15f3a3e1412bbd8b8becda5f3432~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_490,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/a0474b_eefe15f3a3e1412bbd8b8becda5f3432~mv2.jpg)
A atual situação da barragem Passagem das Traíras, construída no leito do Rio Seridó, no município de São José do Seridó, não suportaria estocar a capacidade total do reservatório. “A estrutura da parede é instável e sua drenagem interna está deficitária para suportar uma cheia semelhante à de 2004”, destacou a empresa contratada pelo Governo do Estado, a Acqualtool, para fazer uma avaliação do reservatório. A empresa também sugeriu várias intervenções, entre as quais a “abertura de uma fenda na ombreira direita com dois objetivos principais: evitar o acúmulo de água e permitir uma análise maior sobre o estado da fundação do açude”.
A abertura da fenda já é o início da recuperação, mas a empresa ainda vai entregar à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) o projeto da recuperação total do reservatório. O projeto prevê ações como envelopamento dos taludes e um rebaixamento de 1 metro do vertedouro, com o objetivo de diminuir peso e pressão no reservatório sem fazer com que ele perca capacidade de acumulação.
O secretário João Maria Cavalcanti, titular da SEMARH, ressalta que a Governadora Fátima Bezerra já enviou ofício ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e Defesa Civil Nacional solicitando recursos na ordem de R$ 30 milhões para iniciar as intervenções. Com as intervenções, a barragem Passagem das Traíras ficará praticamente seca, principalmente depois da abertura da fenda. O abastecimento de população de Jardim do Seridó será através de captação no açude de Boqueirão de Parelhas.
Fonte: http://www.semarh.rn.gov.br/
Σχόλια