Governo busca recursos para recuperar a Passagem das Traíras


Barragem Passagem das Traíras (foto cedida)

A atual situação da barragem Passagem das Traíras, construída no leito do Rio Seridó, no município de São José do Seridó, não suportaria estocar a capacidade total do reservatório. “A estrutura da parede é instável e sua drenagem interna está deficitária para suportar uma cheia semelhante à de 2004”, destacou a empresa contratada pelo Governo do Estado, a Acqualtool, para fazer uma avaliação do reservatório. A empresa também sugeriu várias intervenções, entre as quais a “abertura de uma fenda na ombreira direita com dois objetivos principais: evitar o acúmulo de água e permitir uma análise maior sobre o estado da fundação do açude”.


A abertura da fenda já é o início da recuperação, mas a empresa ainda vai entregar à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) o projeto da recuperação total do reservatório. O projeto prevê ações como envelopamento dos taludes e um rebaixamento de 1 metro do vertedouro, com o objetivo de diminuir peso e pressão no reservatório sem fazer com que ele perca capacidade de acumulação.


O secretário João Maria Cavalcanti, titular da SEMARH, ressalta que a Governadora Fátima Bezerra já enviou ofício ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e Defesa Civil Nacional solicitando recursos na ordem de R$ 30 milhões para iniciar as intervenções. Com as intervenções, a barragem Passagem das Traíras ficará praticamente seca, principalmente depois da abertura da fenda. O abastecimento de população de Jardim do Seridó será através de captação no açude de Boqueirão de Parelhas.

Fonte: http://www.semarh.rn.gov.br/

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN