Gestores de sistemas hídricos abrem comporta do Açude Santo Antônio


Comissão que acompanhou a abertura da comporta (Foto cedida)

A comporta do reservatório Santo Antônio, localizado no município de São João do Sabugi, foi aberta hoje, 3 de setembro, para o leito do Rio Sabugi, região Seridó do Rio Grande do Norte. A comporta do açude foi aberta na descarga máxima, liberando 1.140 litros por segundo. As manobras operativas foram feitas por técnicos do DNOCS e as medições das vazões de descarga foram feitas pelo Escritório Técnico da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu-Project.


O Comitê e a Comissão acompanharão e monitorarão o avanço da água ao longo de 20 quilômetros da calha do rio Sabugi e solicitarão a redução da vazão liberada para 20 l/s, quando a barragem da Vila II do Perímetro Irrigado Sabugi estiver em sua capacidade máxima e sem transbordamento. Estiveram presentes no local da comporta o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pinacó-Piranhas-Açu (CBH PPA) membros Comissão de Acompanhamento do Termo de Alocação de Água do Sistema Hídrico Sabugi, técnicos do DNOCS e da Project.


O reservatório Santo Antônio tem atualmente 24,5 milhões de metros de água. Conforme foi definido no Termo de Alocação de água 2019/2020, do Sistema Hídrico Sabugi, o volume de água liberado do reservatório Santo Antônio para o rio Sabugi será no máximo de 3,6 milhões de metros cúbicos de água.

17 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN