Fubá agroecológico apresenta resultados positivos


Cuscus feito com milho agroecológico, vendido nas feiras do Polo (Foto: www.aspta.org.br)

Presente nas feiras agroecológicas e em outros mercados locais desde maio deste ano, os produtos de milho livre de transgênicos e agrotóxicos, como fubá, xerém, mungunzá e o farelo produzidos no território da Borborema, já tem um saldo positivo. Essa é a conclusão dos feirantes, consumidores e lideranças do Polo da Borborema, no Estado da Paraíba. O Polo é formado por uma rede de 14 sindicatos de trabalhadores rurais da região da Borborema paraibana que atua há mais de 20 anos.


Em 2018, o Polo montou uma unidade de produção regional, no município de Lagoa Seca, na sede do Banco Mãe de Sementes, com o propósito de absorver a produção de milho das famílias e transformar nos quatro produtos para oferecer uma alternativa àqueles que buscam uma alimentação mais saudável e natural e, ao mesmo tempo, valorizar a produção de milho agroecológico das famílias do território. O principal produto é o fubá agroecológico, que dá origem ao cuscuz, alimento que faz parte da cultura alimentar do Nordeste e tem presença diária na dieta das famílias. A compra é feita diretamente de guardiões e guardiãs de “sementes da paixão”, nome dado às sementes crioulas na Paraíba.


Emanoel Dias, assessor técnico da AS-PTA, explica que o processo se inicia com o mapeamento das famílias guardiãs das sementes da paixão que produzem milho e fazem parte da rede de bancos comunitários de sementes e, em seguida, os grãos passam por testes de transgenia para assegurar a qualidade das sementes. Feito isso, o milho é adquirido e transportado para a unidade regional de produção dos derivados de milho livre de transgênicos, onde são armazenados como produtos naturais. A medida que o milho vai sendo moído e transformado em fubá, xerém e munguzá, os produtos são distribuídos para a venda na rede de feiras agroecológicas organizadas pela ECOBorborema, associação de feirantes que organiza as 12 feiras do território de atuação do Polo.

Fonte: www.aspta.org.br

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN