Frente Parlamentar da Agroecologia será lançada em Brasília


Quintal agroecológico de produtores com certificação orgânica em São Miguel-RN (Foto ilustrativa, cedida)

A Frente Parlamentar de Agroecologia e Produção Orgânica está sendo lançada hoje, 3 de setembro, em Brasília, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O lançamento acontece durante o seminário “Terra e territórios: alimentação saudável e redução de agrotóxicos”, que está ocorrendo desde a manhã de hoje, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. A Frente está sendo lançada pelas Comissões de Legislação Participativa, de Direitos Humanos e Minorias, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.


Para as entidades que apoiam o seminário, a crescente disputa pela terra nos territórios brasileiros está cada vez mais complexa e acentuada. De um lado, o governo estimularia o desmatamento para fins de produção rural e mineral quando corta recursos dos órgãos de fiscalização e controle ambiental. De outro, instituições internacionais estariam cada vez mais presentes, como grandes empresas ligadas ao agronegócio e mineradoras. Os resultados seriam a concentração fundiária, desmatamento, poluição das águas, presença de agrotóxicos nos alimentos e no meio ambiente e violência. A população urbana também estaria sendo atingida pelas consequências à saúde e à segurança alimentar.


Uma das ideias para enfrentar essa situação seria a retomada da Política Nacional de Redução dos Agrotóxicos (PNaRA). O seminário “Terra, Território, Diversidade e Lutas” já ocorreu em São Paulo, de 6 a 9 de junho, e agora ocorre em Brasília. O objetivo principal é mostrar a importância da redução do uso de agrotóxicos para a produção de alimentos, lançar a Frente Parlamentar de Agroecologia e Produção Orgânica e propor uma agenda legislativa sobre os temas da terra, dos territórios, da alimentação saudável e da redução do uso de agrotóxicos.

Fonte: https://agroecologia.org.br

5 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN