Francisco recorda a biodiversidade: "tudo é carícia de Deus"


Abelha, inseto polinizador (www.vaticannews.va)

“Todo o universo é uma linguagem do amor de Deus, de seu afeto sem medida por nós: terra, água, montanhas, tudo é carícia de Deus”, ressalta o Papa. “Nossa biodiversidade, nosso alimento, nossa saúde” é o tema do Dia Internacional da Biodiversidade deste ano, voltado a estimular a adesão de todos às razões de uma tutela da diversidade, que requer mudanças nos estilos de vida e hábitos de consumo das pessoas. “Toda criatura tem uma função, nenhuma é supérflua”, escreve o Papa Francisco num tuíte esta quarta-feira, 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade, instituído pela ONU em 1992 para proteger a variedade dos organismos vivos animais e vegetais.

A biodiversidade é parte de nós

A ciência nos confirma que “a diversidade biológica é vital para a saúde e o bem-estar do homem”, recorda o secretário geral das Nações Unidas, António Guterres. “A qualidade da água que bebemos, do alimento que comemos e do ar que respiramos depende da manutenção de um mundo natural em boa saúde”, acrescenta. Mais ainda, “a biodiversidade é parte de nós, porque nós humanos somos parte da natureza”, observa, por sua vez, a secretária executiva da Convenção sobre a biodiversidade biológica, Cristina Paşca Palmer.

Mudar estilos e hábitos de consumo

“Nossa biodiversidade, nosso alimento, nossa saúde” é o tema do Dia Internacional da Biodiversidade deste ano, voltado a estimular a adesão de todos às razões de uma tutela da diversidade, que requer mudanças nos estilos de vida e hábitos de consumo das pessoas. A ONU indica sete objetivos: reduzir o consumo de carne; comer e adquirir alimentos quando estão na época; comprar produtos alimentares locais; reduzir o desperdício de alimento; separar os resíduos; reduzir as embalagens alimentares servindo-se de sacolas reutilizáveis ou reutilizando confecções ou vasos de vidro; evitar o plástico descartável como canudos de plástico, xícara de café, talheres, vasilhames ou garrafas de água; promover a biodiversidade local e autóctone para a alimentação e a nutrição.

Matéria completa: https://www.vaticannews.va/pt/mundo/news/2019-05/papa-recorda-biodiversidade-tudo-caricia-deus-dia-internacional.html

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN