FMCJS/RN realizou reunião no início do mês para tratar impactos das Eólicas em pequenas comunidades



No dia 3 de março, quarta-feira, aconteceu uma reunião do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Sócio Ambiental do Rio Grande do Norte (FMCJS/RN), de maneira virtual, através da plataforma GoogleMeets. À princípio era esperado a presença da Governadora do Estado, Fátima Bezerra (PT), porém ela não pode comparecer, e a subsecretaria da casa civil esteve presente representando o estado. O objetivo foi discutir os impactos das grandes empresas de energia eólica nas pequenas comunidades, que estão localizadas nas proximidades dessas construções.


O FMCJS realizou uma apresentação de um trabalho feito pela doutoranda Moêma, que obteve informações sobre o impactos através do depoimento de moradores das comunidades afetadas, entidades, organizações, juntos ao saber científico. A reunião também abriu espaço para que moradores e membros de entidades presentes, pudessem falar sobre suas vivencias. Posteriormente, a representante do governo do estado se colocou à disposição para levar esses diálogos para a governa, com o objetivo de discutir melhor o que foi colocado em pauta e buscar soluções.


No dia seguinte aconteceu uma reunião somente entre os membros do FMCJS, para iniciar os trabalhos discutidos no dia anterior. O fórum é composto também por membros do Seapac, que sempre participa destas pautas, dado à importância de observas que todos os direitos das comunidades impactadas por grandes obras estejam sendo garantidos, bem como resguardados os impactos ambientais das mesmas.



4 visualizações0 comentário