Fiocruz se junta aos esforços de combate ao óleo no Nordeste


Voluntário mostra as mãos cheias de óleo coletado na praia de Camaçari (BA) (Foto: Mateus Morbeck/AFP)

Fundação Osvaldo Cruz afirmou que vai atuar junto ao Ministério da Saúde para analisar os impactos na saúde da população litorânea do Nordeste. O anúncio foi feito no último dia 4. A região foi impactada pelo derramamento de óleo. Segundo nota emitida pela fundação, o foco principal da ação - que será desenvolvida em conjunto com o Centro de Operações de Emergência (COE Petróleo) - é monitorar a qualidade dos alimentos sendo fornecidos na região. Também vai capacitar a população para lidar com os efeitos nocivos do óleo e informar os moradores atingidos a respeito dos riscos envolvidos no contato com o material e sobre seu descarte apropriado.


Cerca de 144 mil pescadores e marisqueiras vivem na região afetada e dependem diretamente do mar, seja como fonte de alimentação, seja como fonte de renda. A Fiocruz enfatizou que deve focar seus esforços no atendimento dessa população cuja vida depende das águas. Em entrevista à coluna Repórter SUS, que vai ao ar nesta sexta-feira (08), a pesquisadora Idê Gurgel, da Fiocruz Pernambuco, falou sobre a ampla variedade de efeitos nocivos que o contato com o óleo tem na saúde humana. “Os sintomas têm variado: desde irritação de pele e mucosas até problemas respiratórios, mal-estar, náuseas, tonturas”, afirmou. Ela enfatizou que a mobilização de voluntários nos esforços de contenção do óleo tem aumentado o número de pessoas impactadas pela substância.


A situação tem preocupado membros da Fiocruz envolvidos na força-tarefa que analisará os impactos do óleo sobre a saúde da população. “A gente pode ter desde quadros leves até quadros graves, como o coma e a pneumonia química. Os efeitos crônicos [do contato com o óleo] comprometem diferentes órgãos e sistemas, porque ele é neurotóxico, com ação no sistema nervoso central”, explica.

Fonte: www.brasildefato.com.br

3 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN