Filtro de água à base de energia solar ganha prêmio nos EUA


Inovação limpa a água da cisterna (Foto: Itamar Alves, MOC)

A jovem Anna Luisa Santos, de 21 anos, formada em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2018, criou uma tecnologia, batizada de "Aqualuz", para filtrar água através da luz solar em regiões do Semiárido. Ela e outros três estudantes abraçaram a ideia e conquistaram prêmio nos EUA. A premiação foi de R$ 25 mil, com o segundo lugar na competição HackBrazil, evento brasileiro de tecnologia, em Boston (EUA). Esse evento premia iniciativas empreendedoras. A final aconteceu no dia 5 de abril, durante a Brazil Conference, reunindo 400 startups de tecnologia na competição.


A criação do sistema de filtragem sustentável pode ser ligado a cisternas e utiliza radiação solar para tornar a água contaminada própria para consumo, em regiões que passam por longos períodos de estiagens. A tecnologia foi implementado em cidades de quatro estados do Brasil, entre elas, na Bahia.


O experimento foi feito no município de Feira de Santana, em cisternas de placas da família de Maria Normelia de Freitas, da comunidade Lagoa Grande, e outra da família de Lúcia Santana, da comunidade Lagoa da Negra, ambas as comunidades do distrito de Maria Quitéria. Essas comunidades são acompanhadas pelo técnico Itamar Alves, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), em parceria com a Cooperativa de Consultoria, Pesquisa e Serviços de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável (COOPESER).


Segundo o técnico Itamar Alves, que acompanhou a jovem, na implementação do experimento foram quatro visitas nas cisternas das famílias, que receberam a tecnologia com muito gosto e curiosidade para saber sobre os benefícios poderia lhes proporcionar.

Leia a matéria completa: https://www.asabrasil.org.br/noticias?artigo_id=10875

72 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN