O Seapac teve mais um momento comemorativo dos 25 anos de existência, completados no dia 13 de abril deste ano e que vem sendo celebrado desde então. Foi na noite de ontem, 19 de novembro, na novena da festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese de Natal. A novena contou com a presença dos três bispos da Província Eclesiástica do Rio Grande do Norte – Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo de Natal e presidente do Conselho Diretor do Seapac; Dom Mariano Manzana, bispo de Mossoró, que presidiu a novena; e Dom Antônio Carlos Cruz Santos, bispo de Caicó, que fez a pregação da noite.
Os três núcleos do Seapac – em Santa Cruz, região Trairi; em Caicó, região Seridó; e em Pau dos Ferros, região do Alto Oeste; e o Escritório Central, em Natal, estiveram presentes. Além dos funcionários, também estavam parceiros e beneficiários das ações do Seapac. Na procissão de entrada, 25 pessoas conduziram banners, produtos e outros símbolos representativos dos trabalhos que o Seapac realiza junto às famílias rurais do Rio Grande do Norte.
Na pregação, Dom Antônio Carlos, bispo de Caicó, fez referências ao trabalho do Seapac junto às comunidades rurais, realçando que é uma ação social expressiva da Igreja do Rio Grande do Norte. Dentre os trabalhos que o Seapac realiza, estão a construção de tecnologias sociais de convivência com o Semiárido, que captam e estocam água de chuva para consumo humano e para a produção de alimentos; a luta pelos direitos das famílias da área da Barragem Oiticica, em Jucurutu-RN; o associativismo, através do acompanhamento e assessoramento aos Fóruns da Sociedade Civil, entre muitos outros.
Comentários