Uma Feira Regional de Produtos Agroecológicos será realizada no próximo dia 16 de outubro, data em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, na Praça da Bandeira, em Campina Grande, Paraíba, das 7 às 11 horas. A Feira, com o objetivo de marcar a data, está sendo organizada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba – Consea-PB e a Articulação do Semiárido Paraibano – ASA Paraíba.
No local, os visitantes poderão adquirir alimentos como hortaliças, frutas, queijo, ovos, mel, leite e uma diversidade de produtos beneficiados como polpas de frutas, doces, bolos, beijus e tapioca, entre outros. Todos vindos de produtores das regiões da Borborema, Agreste, Cariri, Seridó e Curimataú. Os alimentos são livres de agrotóxicos e transgênicos.
A feira terá ainda uma programação cultural que inclui teatro de bonecos, apresentação de música regional, exposição de trabalhos de crianças de escolas públicas e privadas de Campina Grande e distribuição de materiais educativos chamando a atenção de quem passa pelo local e alertando sobre os riscos do consumo de alimentos produzidos com uso de veneno e os alimentos ultra processados. Haverá ato público denunciando a volta da fome ao país.
Como surgiu a data
O dia 16 de outubro corresponde à fundação da FAO (Food and Agriculture Organization), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. A comemoração teve início em 1981 e atualmente celebrada em mais de 150 países como uma importante data para conscientizar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.
Em 2018, a FAO lançou a campanha “Um mundo #fomezero para 2030 é possível”. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância de ações do combate à fome e ao desperdício de alimentos e para a necessidade de desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável.
Fonte: www.asabrasil.org.br
댓글