top of page

Feira agroecológica "virtual" apresenta desempenho surpreendente no Alto Oeste Potiguar

A feira agroecológica solidária costumava acontecer, no município de São Miguel-RN, às quartas-feiras e sábados. Devido às recomendações de isolamento social da Organização Mundial de Saúde (OMS), a feira não pode mais acontecer presencialmente. Pensando nisso, o Seapac junto às famílias agricultoras acompanhadas no Alto Oeste Potiguar, a Central de Associações Serra do Camará e o IFRN Campus Pau dos Ferros iniciaram um sistema de vendas através do delivery.

Após 4 meses de feira agroecológica “virtual”, os resultados são surpreendentes.

O Engenheiro Agrônomo do Seapac, um dos responsáveis pela realização da feira online, junto a equipe, criou uma planilha inteligente no excel, através da qual podemos observar seu desenvolvimento. Houve um aumento significativo no número de pedidos semanais e, consequentemente, no volume de recursos ofertados.


A metodologia acontece da seguinte forma: entre o domingo e a segunda-feira, os agricultores familiares passam para a Central de Associações quais os produtos disponíveis para colher naquela semana, que em seguida são adicionados, pela equipe do Seapac, no link de compras; logo após os consumidores já podem realizar seus pedidos, esse tempo se estende até às 18h da quarta-feira; em seguida, uma lista dos produtos pedidos é gerada e encaminhada para os agricultores que realizam a colheita na quinta-feira; os alimentos colhidos são encaminhados para a Central de Associação que organiza-os em uma cesta e, por fim, na sexta-feira os pedidos são entregues.


No município de São Miguel-RN, a entrega é realizada por meio de um moto entregador e custa R$3,00. Já no município e Pau dos Ferros-RN, devido a grande quantidade de pedidos, a entrega é feita por meio de um veículo específico e custa R$10,00. Os pagamentos são realizados em espécie no momento da entrega do produto.


As 9 famílias agricultoras que participam do sistema de vendas se sentiram ainda mais estimuladas em aumentarem e diversificarem sua produção, aumentaram sua renda, e estão conseguindo atravessar esse momento de crise com tranquilidade e segurança e ofertando aos consumidores alimentos de qualidade e saúde.




46 visualizações0 comentário
bottom of page