top of page

Famílias praticam técnicas de plantio e podas em dia de partilha


Famílias, no dia de partilha com o agrônomo Fabrício (Foto: Teófilo)

O casal José Lucivan Pessoa Nogueira e Maria Leidijane da Silva receberam o agrônomo do Seapac, Fabrício Edino, e um grupo de outras famílias (6 homens e 7 mulheres, além de 3 jovens), no quintal produtivo agroecológico, situado na comunidade Conceição, Município de Encanto, região Oeste do Rio Grande do Norte, em mais um dia de partilha de saberes. A atividade contou também com a parceria da Associação Comunitária da comunidade Conceição.


O quintal de Lucivan e Leidijane e essas famílias já vêm sendo acompanhadas pelo Agrônomo do Seapac, Fabrício Edino, desde 2017. “Percebemos alguns avanços, com acréscimo na produção de mais frutas, como goiaba, acerola, coco, manga, laranja, limão, graviola, banana, além de capins, moringa e palma forrageira e a criação de galinhas caipiras”, constatou Fabrício. O casal também quer ampliar o sistema de produção no quintal, separar as galinhas, produzir hortaliças e plantas medicinais, e ampliar o número de fruteiras.


Nesse dia de partilha teve a preparação de mudas de goiaba, romã, tomate cereja e pimenta. Com a orientação de Fabrício, as famílias fizeram a preparação do local das mudas, inclusive com reaproveitamento de garrafas peti. As famílias também praticaram a organização de sementeiras de várias hortaliças e plantas medicinais, entre as quais couve e alecrim. Outra técnica praticada foi a aplicação da calda de cinza em algumas fruteiras que estão iniciando a frutificação. “Finalizamos a atividade orientando sobre como realizar as podas de formação, demostrando como conduzir as plantas para preparar uma boa colheita. Ao final, tivemos a participação de Margarete Chaves ensinando como preparar mudas de plantas medicinais, como anador e terramicina”, relatou o agrônomo Fabrício.

MAIS FOTOS (Teófilo) DO DIA:


63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page