top of page

Famílias do Alto Oeste realizam dia de partilha de saberes em Agroecologia


Momento do dia de partilha de saberes (Foto cedida)

Um grupo de famílias das Unidades Produtivas Familiares (UPFs) do Município de São Miguel, região Alto Oeste do Rio Grande do Norte, realizou um dia de partilha de saberes e conhecimentos em práticas agroecológicas, com presença de representantes de duas instituições parceiras – a Diaconia e o BNB. “Fomos a duas pequenas propriedades da comunidade São Gonçalo da Linha Grande e conhecemos as atividades inovadoras das famílias de Carlos Mulato e Lídia Brilhante e de seu Theonadje Dantas de Carvalho (Seu Nego) e Gildete Morais da Silva Carvalho”, relata Fabrício Edino, agrônomo do Núcleo do Seapac, em Pau dos Ferros.


A experiência visitada fora um sistema de cultivo agroecológico diversificado. As famílias produzem frutas, como banana, mamão, coco, entre outras; uma diversidade de verduras, como dois tipos de tomates, pimentão, pimentas, berinjelas, coentro, alface, cebolinha, beterraba, cenoura, xuxu, repolho e também alguns legumes. “Essas famílias produzem para consumo e comercializam o excedente da produção na Feira Agroecológica, em São Miguel, duas vezes por semana – aos sábados e às quartas-feiras”, informa Fabrício. A Feira foi organizada pela Central de Associações, com apoio e acompanhamento do Seapac.


Esse grupo de famílias vem sendo acompanhado pelo Seapac desde o início de 2017. “Agora estamos intensificando o trabalho, em preparação para o novo Projeto Trienal, que vai nos garantir mais uma etapa de 3 anos de acompanhamento dessas famílias”, explica o Agrônomo. Para Fabrício, a atividade foi muito prática e interessante. “Pode-se usar uma adubação orgânica a partir de produtos naturais que as famílias têm, como a cinza, que é rica em fósforo e cálcio, assim como a farinha de osso. Enfim, foi uma rica troca de saberes e conhecimentos entre as famílias”, concluiu Fabrício Edino.

Galeria de imagens:



36 visualizações0 comentário
bottom of page