top of page

Famílias de Serra Verde vivem dia de partilha sobre abelhas nativas sem ferrão


Um dos momentos do dia de partilha (Foto cedida)

O núcleo do Seapac na região do Trairi, com sede em Santa Cruz, realizou um dia de partilha sobre as abelhas nativas, sem ferrão meliponini – melíponas (Jandaíras) e Trigonas (Canudos) – na última sexta-feira, 11 de outubro, no quintal do Professor Francisco Lopes (Prof. Nino), comunidade Serra Verde, do município de Lajes Pintadas. “Essas abelhas possuem uma função muito importante para o ecossistema, que é a prestação do serviço ecossistêmico de polinização das plantas que produzem os nossos alimentos, como também a produção de um mel muito saboroso e rico em propriedade medicinal”, ressalta o Agrônomo Damião Santos, coordenador do Núcleo do Seapac no Trairi.


O professor Nino, em cujo quintal foi realizado o dia de partilha, é um entusiasta das causas ambientais. Ele cedeu o seu meliponário para receber o grupo de famílias nesse dia de partilha. A atividade foi orientada por Francinaldo Rocha, técnico da Emater de Lajes Pintadas, e também criador e estudioso das Meliponini e que tem colaborado com o Seapac nessa caminhada. Nesse dia de partilha, foi feita a transferência de um canudo e a divisão de uma jandaíra.


“Tivemos a participação de mais 15 famílias acompanhadas pelo o SEAPAC, de um total de 30 famílias na comunidade Serra Verde; a coordenação do Fórum das Associações de Lajes de Pintadas, representada por Maria de Fátima; as estudantes de Psicologia da FACISA, Evilla e Amanda; e o assessor da AP1MC, Levi Barroso”, acrescenta Damião. Ele e os demais membros do núcleo do SEAPAC no Trairi - Augusto, Canindé e Paulo - também participaram da atividade. No final, o grupo saboreou “uma deliciosa refeição da culinária da família de dona Luiza Flor e seu Raimundo Pereira”, informou Damião, em forma de agradecimento.

FOTOS DA ATIVIDADE (cedidas):


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page