Famílias relatam efeitos positivos da assessoria do Seapac nas UPFs


Encontro da Equipe com famílias da comunidade Catolé, Lajes Pintadas-RN, região Trairi potiguar (Foto: José Bezerra)

Uma equipe da Coordenação Estadual do Seapac acaba de fazer uma visita aos três núcleos e a algumas famílias acompanhadas por esses núcleos, nas regiões Trairi, Seridó e Alto Oeste. Um dos objetivos foi constatar o que mudou na vida das famílias das Unidades Produtivas depois do acompanhamento feito pelo Seapac. Uma constatação é que muitos aprendizados acontecem nos dias de partilha de saberes e de intercâmbio.


Os relatos mostram os efeitos positivos nas atividades produtivas das famílias. “A gente tinha terrenos sem produzir, e agora estamos usando para a produção; transformamos o solo em terras produtivas; hoje, a gente não queima mais o mato seco, porque ele se transforma em adubo. Antes, a gente usava veneno, mas hoje não usamos mais”. Esses são alguns dos relatos positivos das famílias da Comunidade Catolé, município de Lajes Pintadas, na região Trairi.

Esses efeitos positivos foram possíveis a partir das orientações sobre como produzir alimentos a partir de princípios agroecológicos, sem usar venenos e aproveitando os produtos que existem nas Unidades Produtivas Familiares. “Hoje, nós aproveitamos as casas dos ovos, ossos e cinza de fogão para produzir adubos; e também usamos garapas produzidas com pimentas e outras ervas para combater as pragas”, relataram as famílias.


Hábitos alimentares


O acompanhamento é feito junto às famílias que conquistaram as tecnologias da segunda água, destinada à produção de alimentos. “Tudo mudou depois da segunda água”, relatou uma das famílias. Até os hábitos alimentares também mudaram. “O que produzimos sem veneno é mais gostoso; é diferente; aprendemos e ensinamos a comer verdura. Hoje, também fazemos o processamento de alimentos, para aproveitar as sobras”, relataram as famílias.

29 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN