Famílias que conquistaram tecnologias sociais recebem capacitação


Damião Santos, do SEAPAC, falando às famílias de Lajes Pintadas (foto cedida)

As 100 famílias de comunidades rurais de Lajes Pintadas, região Trairi do Rio Grande do Norte, cadastradas pelo Seapac para conquistarem as tecnologias sociais de captação e estoque de água para produção de alimentos, do programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), participam da capacitação em Gerenciamento de Água para a Produção de Alimentos (GAPA), nestes dias 14, 15 e 16 de junho de 2018. A capacitação acontece na Escola Municipal Áurea Galvão, da comunidade Serra Verxe. “São momentos muito ricos de troca de conhecimento e saberes”, comenta o agrônomo Damião Santos, coordenador da Linha de Convivência com o Semiárido e executor do contrato.

Os facilitadores são Lucas Sallas, Matusael Douglas Andrade da Silva e Leonardo Oliveira, da equipe do Professor Alexandre Eduardo, da Universidade Federal da Paraíba, Campus de Bananeiras-PB. A capacitação conta com a presença de um representante da Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC), entidade jurídica da Asa Brasil. Além de abordarem a necessidade do gerenciamento de água, os facilitadores também trabalham a prática da produção de alimentos de base agroecológica.

O contrato que está sendo executado pelo Seapac vai levar 102 cisternas calçadão, 89 cisternas de enxurrada e 10 barreiros trincheiras para 201 famílias da região do Trairi, sendo 100 de Lajes Pintadas e 101 de Serra Caiada. Ainda falta fazer a capacitação das 101 famílias de Serra Caiada. Todas as famílias dos dois municípios também serão capacitadas em Sistema Simplificado de Manejo de Água (SSMA).




14 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN