As famílias de José Francisco de Lima Lopes (professor Nino) e de Lenielson Felipe, da comunidade Serra Verde, município de Lajes Pintadas, Rio Grande do Norte, que são acompanhadas pelo SEAPAC, receberam um grupo de famílias do município de Esperança, Paraíba. Essas famílias paraibanas são acompanhadas pela ASPTA, e vieram para mais um intercâmbio de troca de experiência e ampliar os conhecimentos sobre os processos de convivência com o semiárido, numa visão de agricultura familiar de base agroecológica. As famílias visitantes conheceram a experiência de preservação do meio ambiente, mesmo utilizando as terras para a produção de alimentos, no quintal do Professor Nino.
O Seapac recebeu os visitantes e, na comunidade Serra Verde, todos foram recepcionados pelo o presidente do Conselho Comunitário São Francisco, Felipe Lopes. Na ocasião, Felipe relatou e explicou todas as conquistas que a comunidade vem obtendo, fruto do envolvimento e da organização dos comunitários que estão se fortalecendo na associação.
O Presidente do Conselho informou que algumas conquistas já são visibilizadas, como as tecnologias sociais da segunda água, a ação das prefeituras de Lajes Pintadas e de São Tomé, o reinício da produção de polpa de fruta, com previsão para início do próximo ano, e restauração da sede da Associação e da Casa de Sementes da comunidade. Também esteve acompanhando o grupo a representante da coordenação do Fórum das Associações Rurais do município, Maria de Fátima de Oliveira.
Mais fotos (cedidas):
Comments