Famílias de São Miguel recebem visita com vistas à certificação orgânica


Um dos momentos da visita de campo (Foto cedida)

Uma equipe formada por representantes da Rede Xique-Xique, da EMATER, do Seapac, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e de famílias de São Miguel realizou uma atividade de campo chamada de “Visita em Pares” às famílias produtoras agroecológicas de São Miguel, no Alto Oeste Potiguar. “Essa visita é parte do processo através do qual a Rede Xique-Xique se tornará um Organismo Participativo de Avaliação de Conformidade (OPAC), junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Nessa situação, a Rede adquire autorização para realizar a Certificação de Agricultores Orgânicos da rede”, explica Fabrício Edno, Agrônomo do Seapac, Núcleo de Pau dos Ferros, região do Alto Oeste Potiguar. Outra entidade, a Central de Associações de São Miguel, esteve à frente da articulação e organização da visita.


Outro momento da visita (Foto cedida)

A “Visita em Pares” é realizada por uma equipe formada por agricultores, técnicos e consumidores, que visita um grupo de famílias. “Depois, esse grupo de famílias visitadas realiza visita às famílias que as visitaram, completando o sentido da “visita em pares”, explica Fabrício. O objetivo da visita é realizar um diagnóstico de todo o processo de produção dos alimentos, buscando identificar o cumprimento de todos os requisitos da legislação para que as famílias possam ser certificadas como “famílias produtoras orgânicas agroecológicas”.


Os requisitos vão desde o cuidado com as fontes de água, destino adequado do lixo, tipo e qualidade do adubo, quem são os vizinhos e se utilizam agrotóxicos, barreiras “quebra-vento”, diversidade da produção, cuidados com a conservação do solo e o cumprimento de 3 requisitos básicos: termo de adesão à produção orgânica agroecológica; plano de manejo da produção; e caderno de anotação de tudo que faz no processo de produção e na área produtiva. Em São Miguel, 6 famílias deverão receber a certificação de “produtores orgânicos agroecológicos”.


Conversa durante a visita (Foto cedida)

As atividades dessa “visita em pares” foram concluídas ontem, 3 de outubro, com um momento de partilha e debate, envolvendo os representantes do MAPA (1 do RN, 1 do DF e 1 do RJ), da Rede Xique-Xique e da EMATER. Foram elencados os pontos positivos e negativos, estipulados prazos para correção dos pontos negativos e o que será necessário para as correções. Pontos bem positivos foram a presença de jovens e de mulheres no processo produtivo e nas rendas da produção. “A área de produção de seu Didi, dona Cláudio e Dudu, e o acompanhamento feito pelo Seapc às famílias foram destaques nos pontos positivos, e bastante elogiados”, conclui Fabrício.

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN